O papel do Filtro Afetivo no aprendizado de idiomas


Resultado de imagem para stephen krashen


O que seria o filtro afetivo no aprendizado de idiomas?


O filtro afetivo no aprendizado de idiomas atrai a cada dia mais a atenção de pesquisadores. Resultados de pesquisas sobre a afetividade na aquisição de uma língua mostraram relações substanciais entre variáveis afetivas e proficiência. Variáveis afetivas como motivação, autoconfiança e ansiedade afetam a aquisição de uma segunda língua. Como efeito, elas podem causar o aumento ou a diminuição da aquisição de qualquer insumo compreensível que é recebido.


Krashen acredita que professores podem fazer a diferença na motivação, nos níveis de ansiedade e na autoconfiança do alunos através de um ensino afetivo. Esses fatores podem manter o filtro afetivo baixo. O ensino afetivo, então, representa a esperança de aperfeiçoar as atitudes, a motivação, a autoconfiança e os níveis de ansiedade. Consequentemente, o empenho tanto de alunos como de professores em fazer de uma aula boa, uma aula ainda melhor.


Logo, entende-se que muitas escolas preocupam-se apenas com fatores linguísticos em relação à maneira como seus alunos aprendem outro idioma. Assim, deixam de lado, por diversas vezes, fatores afetivos e o quanto eles podem influenciar o desempenho de seus aprendizes.


Desse modo, compreende-se a importância do fator psicológico em relação ao aprendizado de idiomas. Visto que, embora um curso seja bem estruturado pedagogicamente, pode não oferecer suporte para lidar com o nível de estresse ou trauma do aprendiz em relação ao aprendizado de uma nova língua.


Diante disso, faz-se necessário um acompanhamento mais de perto do aluno, de modo que ele possa criar confiança e consiga comunicar-se de modo adequado quando estiver preparado para isso. Assim, entenderá que, para que seu aprendizado seja mais completo, ele deve estar com o filtro afetivo baixo e motivado para desenvolver um aprendizado cada vez mais eficaz.


Quer aprender inglês de verdade, de maneira dinâmica, interessante, divertida e, o melhor tudo, que caiba em seu bolso? Clique no botão abaixo e saiba mais!


Resultado de imagem para botão saiba mais


Conheça o canal da BLCLanguages e receba dicas de como aprender idiomas e ser um estudante de verdade.


Baixe nosso e-book gratuito sobre como ser capaz de aprender qualquer idioma de forma efetiva. Gostou de nosso artigo?



Comentários

Comente com o Facebook:

Casos de Sucesso